Recomendamos aos autores a leitura atenta das instruções abaixo antes de submeterem seus artigos ao Descomplicando à Docência (DAD).
DAD aceita trabalhos para as seguintes seções:
1.1 – Debate: análise de temas relevantes do campo da Educação, que é acompanhado por comentários críticos assinados por autores a convite das Editoras, seguida de resposta do autor do artigo principal (máximo de 3.000 palavras e 5 ilustrações);
1.2 – Espaço Temático: seção destinada à publicação de 3 a 4 artigos versando sobre tema comum, relevante para a Educação e que estão classificados por área do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Naturais, Linguagem e Matemática; ainda poderá estar categorizado entre: Planejamento Escolar, Prática Pedagógica. Além disso, teremos as seções específicas para Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar. Os interessados em submeter trabalhos para essa seção devem consultar as Editoras por meio do e-mail: contato@descomplicandoadocencia.com.br;
1.3 – Revisão: revisão crítica da literatura sobre temas pertinentes a Formação Docente ou educação, máximo de 3.000 palavras e 5 ilustrações. Toda revisão sistemática deverá ter seu protocolo publicado ou registrado em uma base de registro de revisões sistemáticas;
1.4 – Relato de experiência: texto original que desenvolve uma descrição sobre temática bem delimitada de alguma experiência vivida, podendo ter até 2.500 palavras;
1.5 – Questões Metodológicas: artigos cujo foco é a discussão, comparação ou avaliação de aspectos metodológicos importantes para o campo, seja na área de desenho de estudos, análise de dados ou métodos qualitativos (máximo de 3.000 palavras e 5 ilustrações); artigos sobre instrumentos de aferição epidemiológicos devem ser submetidos para esta Seção, obedecendo preferencialmente as regras de Comunicação Breve (máximo de 1.700 palavras e 3 ilustrações);
1.6 – Tecnologias aplicadas: artigos cujo foco é a discussão, comparação ou avaliação de aspectos envolvendo Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no campo educacional, seja na área tutorial, análise de dados ou descrição tecnológica (máximo de 3.000 palavras e 5 ilustrações);
1.7 – Artigo: resultado de pesquisa de natureza empírica (máximo de 3.000 palavras e 5 ilustrações). Dentro dos diversos tipos de estudos empíricos, apresentamos dois exemplos: artigo de pesquisa etiológica na epidemiologia e artigo utilizando metodologia qualitativa; Dependendo do grau de relevância da pesquisa, as editoras poderão selecionar um ou mais artigos para serem destaque na página principal durante um determinando período.
1.8 – Comunicação Breve: relatando resultados preliminares de pesquisa, ou ainda resultados de estudos originais que possam ser apresentados de forma sucinta (máximo de 1.700 palavras e 3 ilustrações);
1.9 – Cartas: crítica a artigo publicado em fascículo anterior de DAD (máximo de 700 palavras);
1.10 – Resenhas: resenha crítica de livro relacionado ao campo temático de DAD, publicado nos últimos dois anos (máximo de 1.200 palavras).
Normas para envio de artigos
2.1 - DAD publica artigos inéditos e originais, além de divulgar artigos publicados desde que citado a fonte de publicação. Os autores devem declarar essas condições no processo de submissão.
2.2 - Notas de rodapé, de fim de página e anexos serão aceitos.
2.3 - A contagem de palavras inclui somente o corpo do texto e as referências bibliográficas. Agradecimentos
3.1 É facultativo possíveis menções em agradecimentos incluem instituições que de alguma forma possibilitaram a realização da pesquisa e/ou pessoas que colaboraram com o estudo, mas que não preencheram os critérios para serem coautores.
Referências
4.1 As referências devem ser numeradas de forma consecutiva de acordo com a ordem em que forem sendo citadas no texto. Devem ser identificadas por números arábicos sobrescritos (p. ex.: Silva 1). As referências citadas somente em tabelas e figuras devem ser numeradas a partir do número da última referência citada no texto. As referências citadas deverão ser listadas ao final do artigo, em ordem numérica, seguindo as normas da ABNT.
4.2 Todas as referências devem ser apresentadas de modo correto e completo. A veracidade das informações contidas na lista de referências é de responsabilidade do(s) autor(es).
4.3 No caso de usar algum software de gerenciamento de referências bibliográficas (p. ex.: EndNote), o(s) autor(es) deverá(ão) converter as referências para texto.
Nomenclatura
5.1 Devem ser observadas as regras de nomenclatura zoológica e botânica, assim como abreviaturas e convenções adotadas em disciplinas especializadas.
Processo de submissão online
6.1 Os textos deverão ser submetidos eletronicamente por meio do e-mail: contato@descomplicandoadocencia.com.br
6.2 Os textos deverão estar salvo em formato de algum desses programas LyX, Libre Office Writer, BrOffice Writer, OnlyOffice Documentos, KWord, Microsoft Word ou Documentos Google. E ao final deverão constar a descrição para qual seção pretender-se destinar a publicação.
6.3 Os textos submetidos serão avaliados pelo editorial do Descomplicando à Docência e respondido dentro de uma prazo de 15 dias do recebimento.